1. Náo suponha nada. Separe um tempo para aprender como tornar seu sistema mais seguro.
2. Adquira e utilize um programa de Anti-Vírus confiável. Selecione um Anti-Vírus que tenha bons precedentes. Checkmark, AV-Test.org e TuV estão entre os mais independentes e respeitados testadores de Softwares of Anti-Vírus.
3. Adquira e utilize uma solução ‘Firewall’ confiável. Novamente, revisores independentes são as fontes mais confiáveis. Alguns sistemas operacionais já vem com firewall, porém filtram apenas o tráfego na entrada. Utilize um firewall que possa controlar o tráfego tanto na entrada como na saída de informções.
4. Não abra emails vindos de endereços desconhecidos ou não confiáveis. Muitos Vírus se espalham via mensagens de email então, em caso de dúvida, peça a confirmação do assunto ao remetente.
5. Não abra arquivos anexos em mensagens com assuntos suspeitos ou inesperados. Se mesmo assim você quiser abri-los, primeiro salve-os ao disco rígido e depois passe um Anti-Vírus atualizado neles!
6. Delete qualquer email indesejado e de ‘correntes’. Não encaminhe este tipo de email muito menos responda-o. Este tipo de mensagem é considerada spam pois é indesejada, não-solicitada e sobrecarrega o tráfego da internet.
7. Evite serviços de instalação e aplicativos que não necessários no seu dia-a-dia, tais como servidores de transferência de arquivos e de compartilhamento, servidores de acesso remoto e outros. Estes programas representam potenciais riscos e não devem ser instalados se não forem absolutamente necessários.
8. Atualize seu sistema e os aplicativos sempre que possível. Alguns sistemas e aplicativos podem ser programadas para atualizar automaticamente. Aproveite esta facilidade. Falhas frequentes na correção do seu sistema podem levar ao aumento da vulnerabilidade a ameaças as quais já possuem correções.
9. Não copie nenhum arquivo que você não saiba a origem ou não confia nela. Cheque sempre a origem dos arquivos que você baixa na internet e certifique-se que um programa Anti-Vírus os verificou em sua rigem.
10. Faça backups regulares de arquivos importantes (correspondência, documentos, fotos) em uma mesma base. Salve estes arquivos em mídias removíveis como CDs e DVDs. Mantenha seus arquivos fora da pasta do sistema.










0 comentários:
Postar um comentário